GOVERNO DO ESTADO LANÇA PROGRAMA MARANHÃO SOLIDÁRIO

O Governo do Maranhão dá mais um salto em ações que visam garantir o desenvolvimento no Maranhão. Nesta terça-feira (21), às 14h30, no auditório do Palácio Henrique de La Roque, o Governador Flávio Dino lançará o Programa Maranhão Solidário, que tem como um dos destinatários os trabalhos sociais. A iniciativa versa sobre a produção de editais de chamadas públicas no intuito de prestar assistência às entidades sociais do Maranhão.

Em um conjunto de ações e soma de esforços do Governo do Estado, por meio da coordenação da Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais, com a iniciativa privada, entidades sociais, pessoas físicas e jurídicas, o programa tem o objetivo em comum de criar uma grande rede de solidariedade a fim de beneficiar a sociedade, cuidando de pessoas.

“Buscaremos auxiliar as entidades sociais sem fins lucrativos, bem como projetos sociais situados em solo maranhense, que promovam assistência a dependentes químicos, cuidado e assistência a crianças, adolescentes, idosos, famílias e pessoas em situação de risco e vulnerabilidade, além do combate à pobreza e outras iniciativas que cuidam de pessoas”, adianta o secretário adjunto da Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais, José Batista Da Hora Júnior.

Dentro do leque de ações do órgão, o programa ainda desenvolverá atividades em segurança nutricional e alimentar, projetos e cursos que promovam educação, cultura, cursos de capacitação, de instrumentos musicais e canto e outras iniciativas que promovam melhoria dos índices de desenvolvimento humano.

Parceria com o Nota Legal

O Programa Maranhão Solidário terá 2 linhas de ações neste momento inicial, e além dos editais de chamamento, realizará parceria com o Nota Legal, com a parceria da Associação Maranhense de Supermercadistas (AMASP) e a Federação Estadual das Câmaras de Dirigentes Lojistas – FCDL para contribuir com as entidades do Programa Maranhão Solidário.

O Programa Nota Legal é um incentivo para que os cidadãos que adquirem mercadorias ou serviços exijam do estabelecimento comercial o documento fiscal.

“O Nota Legal é mais uma forma de ajudar essas entidades que participarão do Maranhão Solidário . A ideia do programa é justamente despertar esse sentimento de solidariedade, e que esta seja permanente, não apenas na época do natal. A gente está lançando agora, mas a ideia é que ele perdure por todo ano”, pontua Da Hora Júnior.